sábado, 7 de maio de 2011

Coco Chanel


                Revolucionou a década de 20 libertando as mulheres dos trajes desconfortáveis do final da década passada, um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem á mulher da década de 20, independente bem sucedida com personalidade e estilo.
                A bolsa com a alça de corrente, o colar de perolas, os vestidos pretos são símbolos de status e elegância que marcam para sempre a historia da moda.
O perfume Chanel nº5 foi o mais vendido no mundo, criado em 1921 foi o primeiro perfume a levar o nome de uma estilista, e sua formula, nem seu frasco sofreram alterações ao longo desse tempo.
                A marca Chanel tanto para linha de alta costura, quanto a de prêt-à-porter, atravessou a década de 20 e se tornou atemporal.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Inovaçoes da moda

A década de 20, foi uma época marcada pela liberdade e prosperidade, embaladas pelo som dos Jazz-Bands.
A silhueta da década de 20 era chamada de tubular, com alguns vestidos curto leves e elegantes geralmente em sedas.
No modelito também acompanhavam alguns acessórios como meia calça, chapéu, bolsas e colares.
A mulher bonita, ou sensual era aquela sem curvas, seios e quadris pequenos, a atenção estava toda voltada para os tornozelos.



quinta-feira, 5 de maio de 2011

Período entre guerra: a crise de 1929





Foi uma crise do capitalismo, da democracia e do liberalismo. A aplicação de capital norte americanos na Europa criou condições para uma fase de prosperidade. Porém, a especulação financeira que se seguiu foi nociva ao desenvolvimento.
 A superprodução industrial e agrícola nos EUA e a repercussão econômica na Europa provocaram a Queda da bolsa de valores, de Nova York em 24-10-1929. Essa data passou pra historia como a “Quinta feira negra”.
 Efeitos da quebra de bolsa:
*Falência generalizada que causou desemprego e fome;
*O Brasil foi muito afetado, pois as exportações de café fora paralisadas;
*Na Europa a crise contribuiu para o nazi-fascismo.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Principal movimento artistico

Modernismo

Movimento mais revolucionário de toda literatura brasileira, o modernismo procurou romper com todas as regras existentes ate então na arte.
   Influenciado pelos movimentos de vanguarda, europeus, que procuravam estabelecer uma nova visão e interpretação da realidade, alguns jovens artistas organizaram um movimento de renovação cultural conhecido como Semana de Arte Moderna que foi realizado em 1922, causando grande alvoroço no meio artístico e estabelecendo uma nova forma de pensamento dentro do panorama cultural.
O objetivo nos modernistas de 1922 era analisar o Brasil e criticar as velhas e superadas estruturas existentes aqui, criando uma arte tipicamente brasileira.